Morreu, na madrugada desta segunda-feira, aos 77 anos, o padre palotino Nelsi Zamberlan, ex-diretor da Gráfica Editora Pallotti de Santa Maria. Zamberlan, mais conhecido pela comunidade religiosa como padre Peca, estava internado desde o dia 14 de abril no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Na madrugada de segunda, ele teve uma parada cardiorrespiratória e morreu, por volta das 2h.
Obituário: morreu tratorista Demétrio Ramos
O corpo do religoso foi sepultado, às 17h de segunda-feira, no Cemitério dos Padres e Irmãos Palotinos em Vale Vêneto, em meio a homenagens dos amigos e irmãos palotinos.
- Ele tinha uma capacidade de fazer amigos muito grande. Ele também tinha um amor muito grande para a família dele e pela comunidade em que ele nasceu, na Quarta Colônia. Ele ajudava muitas pessoas, tinha o coração muito aberto e era muito desprendido, que sempre promoveu a paz -comentou o padre Vanderlei Luiz Cargnin.
BIOGRAFIA
Natural da localidade de Val Veronês, em Faxinal do Soturno, Peca era o primogênito de nove irmãos. Entrou no Seminário São José, em Faxinal do Soturno, em 1953. Também estudou em Vale Vêneto e São João do Polêsine. Em 1962 fez o noviciado em Augusto Pestana. De 1963 a 1969 fez as faculdades de Filosofia e Teologia no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria.
Obituário: morreu funcionário público Gilnei Tomasi Pahim
Em 1973, ele iniciou as atividades pastorais como integrante da equipe de missionários da renovação pós-conciliar. De 1977 a 1980, atuou como reitor da Casa de Retiros, em Santa Maria. Durante os anos de 1981 a 1984, Peca passou a coordenar as reformas do Seminário Rainha dos Apóstolos, de Vale Vêneto. De 1986 a 2007, atuou como diretor da Gráfica Editora Pallotti de Santa Maria. De 2008 a 2016, passou a colaborar nas atividades administrativas junto à Comunidade Caetano Pagliuca, no bairro Patronato.